03/02/2012

GOT SOME ZINES? GOT SWAG!

Além das obsessões pouco usuais com filmes e máquinas, eu e o André somos meios fanáticos pelo mundo das zines e dos livros de autor. Gostamos da ideia de um produto feito à mão, de tiragem relativamente curta e com um factor humano bastante grande.

Quem nos acompanha sabe que no passado organizamos mais que uma vez compras relativamente grandes de edições deste género, como a da PogoBooks, If You Leave, etc.

Ontem enquanto nos preparávamos para pagar mais 10 cópias de uma zine americana que gostamos, tivemos a pequena ideia de criar um espaço na we love film para isto... sim, sim, nós sabemos que existem espaços em Lisboa e Porto, especializados na venda de objectos deste género, mas se forem a ver, a maior parte desses espaços acabam vendendo as edições das editoras independentes estrangeiras, e algumas vezes dos artistas locais.
Quantos é que vão buscar a zine do fotógrafo que ninguém conhece do cu de judas? Não é interessante termos acesso a uma zine destas já em Portugal? Porque não existe distribuição da Pogo em Portugal? Ou mesmo de outras editoras semelhantes? Porque temos de comprar a zine do madeirense Pedro Ramos na 14-19 e não o podemos fazer em Lisboa?

Nesta altura este segmento estará à experiência, pelo que não aceitaremos submissões de zines para venda! As que tivermos serão em quantidades bastante limitadas.
Se as coisas correrem bem pensaremos num sistema semelhante ao que existe nas galerias, com uma comissão simbólica na venda de cada exemplar.

Quais são as vantagens para o autor e para o consumidor?
O consumidor passa a ter a oportunidade de comprar zines geralmente a um preço mais baixo que aquele que pagaria por 1 exemplar fora de Portugal, tem a oportunidade de combinar portes em várias zines e mais importante, levantá-las em mão na zona de Lisboa.
O autor ganha a oportunidade de ter um centro de distribuição em Lisboa, pessoas que fazem os envios e entregas uma vez por semana e acima de tudo a visibilidade do projecto we love film.



Neste momento e a título de experiência, temos as últimas 4 zines do número -1 dos nossos amigos da Glândula, e as últimas 5 zines feitas da Camera Obscura 00 da Lisa Hartje Moura.
Estamos a tentar ter umas zines de uns amigos fixes e gordos do Porto e temos ainda umas americanas a caminho... hihihihihi!

Podem ver a secção de zines aqui!

Primeiros a contactarem-nos... são os primeiros a ser servidos! :)

PS - Ao contrário do que acontece na secção de usados, onde servimos de intermediário na troca de contactos, nas zines somos nós que tratamos de tudo!


EDIT (04/02/2012):
Para quem não acompanhou ontem o Facebook, a Glândula já esgotou! Temos ainda 2 exemplares da Camera Obscura 00!