16/02/2012

DE NUESTROS HERMANOS


Recebemos hoje a meia palete da Foto-R3 com uma encomenda minha, e mais umas coisinhas...
Como tinha dito no Facebook, quem aproveitasse para pedir químicos ou alguns outros items, não tinha de pagar qualquer custo adicional, porque eu oferecia os portes para Portugal. Aqui fica parte das coisas que talvez vá partilhar e outras para entregar à rapaziada fixe e aos tipos rijos do Núcleo de Fotografia da FAUP.

Ilford HP5 400 (05-2010)
T-Max 400 (11-2000)

Forte POLYGRADE FPG-2 RC 18x24 (Caixas de 25 folhas)

Kodak XTOL 5L
Ilford PQ Universal 5L
Ilford Rapid Fixer 5L

Tetenal Spray Anti-Newton
Tetenal Spray Protectan

Lloyd's 35mm Bulk Film Loader
Filtros Multigrade

Tenho alguns Ilfords HP5 400, já enrolados em chassis genéricos. Este filme está expirado (05-2010) e é o mesmo das bobines que trouxe para a rapaziada!
Os rolos foram gentilmente enrolados na Foto-R3 em Espanha. Como o Mark sabe que não tenho um film loader fez o favor de enrolar alguns rolos para puder usar logo.

Infelizmente a marca Húngara Forte já não existe, mas ainda se apanha algum papel pelo mercado. Este infelizmente não é o famoso Polywarmtone, mas arranjou-se algumas caixas de Polygrade para matar a saudade.
Como estou em fase de aprendizagem, uso este papel para experiências, testes de exposição e folhas de contacto.
Este item terá uma pequena margem de lucro associada, com o intuito de amortecer os elevados custos de portes de envio da encomenda.



Podem clicar nas imagens para as verem em tamanho maior.

A título de comparação, estive algumas horas no laboratório a ampliar umas fotos com este papel, e a mesma foto com papel Rollei Vintage comprado recentemente.
As duas fotos colocadas anteriormente foram ampliadas na mesma altura, com uma exposição de 8 segundos e reveladas em Ilord PQ Universal. O negativo é um Kodak T-Max P3200 revelado em Rodinal, feito por uma Yashica T4. As fotos da esquerda representam ampliações feitas em Forte Polygrade, e as da direita em Rollei Vintage.
Não foi feito nenhum tipo de ajuste, não foi usado nenhum filtro, nem nenhuma técnica demoníaca de dodge ou burn. As imagens são resultados directos do scanner 9000F.
Como podemos observar, as fotos ampliadas no papel Forte não têm toda a gama tonal, apresentando tons de cinza nos tons mais claros que seriam naturalmente brancos. Esta substituição dos tons mais claros por cinzas deve-se ao grau do papel, grau 2, e não ao seu armazenamento ou altura de produção.
Esta comparação serve para elucidar todos os interessados, que não sabem o que esperar deste papel. Como dito anteriormente, pelo preço, uso-o para testes, folhas de contacto e coisas do género!!

Face à situação das encomendas fantasma, e pedidos de entrega que nunca acontecem, a partir de agora toda as reservas, ou pedidos específicos de material, terão de ser pagos antecipadamente.
Não voltarei a ficar com dinheiro a arder e tanto eu como o André não aceitaremos mais faltas de consideração.

Obrigado a todos os que de alguma forma tentaram ajudar-nos a encontrar um local para a exposição. As coisas estão progressivamente a acontecer e esperamos conseguir cumprir o prazo que definimos. Continuem a mandar sugestões, a propor ideias, esta é uma exposição feita por todos!!!

Não se esqueçam que o cupão promocional do Sítio do Cano Amarelo termina no fim do mês e que os tipos fixes da Analog Nights são agora representantes da Impossible Project em Portugal!

Para finalizar, e porque a última foto que coloquei das 'instalações' da we love film chocou muita gente, aqui fica o resultado final de semanas de trabalho.







Ainda se usam caixas de plástico de Ferrero Rocher como tinas de revelação, ainda faltam relógios e mais uns acessórios, mas já se vê o volume. Agora é só limar as arestas e trazer o mini frigorífico dos rolos para este espaço.

Obrigado à Adelina Martins, ao Bernardo Caldeira, à Joana Anjo e à Sofia Caldeira pela ajuda e paciência - sem vocês, as nossas mãos não cheiravam a fixador.