24/12/2011

2012

Não gosto de me repetir, mas a verdade é que ao longo deste último ano e meio tive a oportunidade de conhecer pessoas fantásticas através deste projecto.
Pessoas talentosas no que fazem, extremamente capazes e acima de tudo, sonhadoras. É fantástico observar que o simples acto de tirar uma fotografia, pode unir tantas pessoas tão diferentes, de meios tão distintos.
Posso dizer com orgulho, vivo rodeado de pessoas inspiradoras.

Existe sempre um acaso por trás de cada história nossa, e é talvez isso que torna todas as nossas ligações mais humanas.
Uma das pessoas com quem estabelecemos uma maior relação e que mais nos tem ensinado, foi o fotógrafo Belga, Marijn De Reuse. Além de um talento enorme, é dotado de 1001 truques capazes de melhorar toda a nossa experiência fotográfica analógica.
Da última vez que visitamos o Marijn, ele mostrou-nos parte dos produtos que anda a usar, para aumentar o sharpness na revelação e também soluções de aplicação directa no scanner, para melhoria de sharpness e grão nas digitalizações.

Impressões e fotografias de Marijn De Reuse.

Infelizmente não vos podemos arranjar as gotas para revelação, porque são produzidas localmente e de forma caseira, mas temos andado a fazer esforços para conseguirmos arranjar os produtos para os scanners.

Os produtos em questão são produzidos e comercializados na Europa, pela marca KAMI. O produto usado para as digitalizações é o SXL 2001, mas existem também outros produtos para limpeza de película, etc.
Podem encontrar mais informação sobre os produtos da marca aqui.
Podem encontrar uma explicação detalhada de como usar aqui.
Podem encontrar exemplos comparativos de sharpness aqui.

Este tipo de soluções não é comercializado em Portugal, e só encontramos até à data duas lojas que o revendem, uma americana e uma holandesa. O revendedor holandês cobra aproximadamente 36€ por cada garrafa de litro com portes, pelo que o Marijn nos disse, o que é insuportável para o comum dos mortais.
Ao consultar o site oficial da Kami, é mencionado que os pacotes incluem 4 garrafas de um litro, por isso a nossa ideia era tentar reunir um número considerável de interessados a ver se uma encomenda maior, torna o produto acessível a todos.
Ainda não conseguimos obter uma resposta da marca, mas vamos continuar a insistir a ver se em 2012 conseguimos umas garrafitas para todos os interessados.




120:
Ilford Delta 100 (04/2003).
Kodak BW400CN (08/2007 + 11/2009).
Kodak T-Max 100 (09/2007 + 10/2009).
Kodak T-Max 400 (09/2000 + 11/2008 + 10/2009 + 03/2010 + 08/2010).
Kodak Tri-X 400 (10/2009 + 10/2011).

Kodak Portra 160VC (09/2007).
Kodak Portra 160NC (01/2009).
Kodak Portra 400NC (12/2004 + 06/2008).
Fujicolor NPL 160 (11/2000).
Fujicolor NPH 400 (02/2000).
Fujicolor NGH II 800 (07/2001).
Fujicolor NPZ 800 (01/2004).

Kodak Ektachrome 64 (06/2005).
Kodak Ektachrome E100VS (03/2004).
Kodak Ektachrome E200 (01/2005).


135:
Agfa Pan 400 (01/1983).
Kodak BW400CN (01/2005).
Kodak T-Max 100.
Kodak T-Max 400.
Kodak T-Max P3200 (04/2003 + 02/2004 + 04/2005 + 06/2007 + 01/2008).
Ilford Delta 3200.

Agfa Portrait 160 (06-2005).
Agfa Vista 100 (12-2004).
Agfa Vista 200.
Agfa HDC Plus 200 (12-2004).
Konica 800 (05-2001).
Kodak Gold 100.
Kodak Portra 160VC.
Kodak Portra 160NC.
Kodak Portra 400NC.

Kodak Ektachrome 50HC.
Kodak Ektachrome 100HC (03-2002).
Kodak Elite Chrome 100 (10-2001).
Kodak Elite Chrome 400 (03-2001).
Fuji Velvia 50 RVP (01-1996).
Kodak Ektachrome E100 G (10/2006).
Kodak Ektachrome E100 GX (04/2005).
Kodak Ektachrome E100 VS (02/2009).
Kodak Ektachrome 160T (04/2004 + 02/2006).
Kodak Ektachrome 320T (06/2002 + 08/2003 + 11/2005).
Kodak Ektachrome EPL 400X.
Kodak Ektachrome EPJ 320T.


Para quem anda baralhado com tantas designação nos slides, deixo aqui um mini glossário do que aprendi ao longo dos tempos:
E100G - Extremely Fine Frain.
E100GX - Extremely Fine Grain Warm Balance.
E100VS - Vivid Saturation.
E200 - Push to 800.
T - Tungsten.

Em relação aos Kodak T-Max P3200, o único rolo oficial da Kodak para push-processing, apesar de eu o trabalhar com Rodinal, aconselho-vos a usarem reveladores de grão fino para grandes sensibilidades.
Do que analisei o Ilford Id-11 é o que melhor se comporta, mas talvez o Xtol da Kodak ou mesmo a sua cópia da Foma, o Excel, apresentem resultados semelhantes.
Para a base de fãs dos T-Max 400 ou Tri-X 400, que os usa para puxadas a 1600, também sou da opinião que o Id-11 é a melhor opção.
Lembrem-se que o Rodinal não se comporta bem a altas sensibilidades, e que segundo o que se encontra documentado pelo mundo online, faz perder mais coisa menos coisa 1/3 de EV.


Muito obrigado Michael Donnor e Ana Sousa.

Por motivos de saúde e profissionais, terei de abandonar a gestão do projecto we love film até meados Fevereiro.
Face a esta situação tenho vindo a trabalhar de forma incansável para arranjar uns últimos negativos e slides.
Face a todas estas adversidades não conseguimos prometer que voltemos a ter entregas em mão até o meio de Fevereiro, mas vamos tentar salvaguardar uns dias no fim de Janeiro, se for possível.

Por estarmos em modo 'semi-offline' para férias, não temos a listagem online, não estamos a fazer envios ou entregas, nem tão pouco a aceitar pedidos para partilhar seja o que for.
Optamos por tomar esta decisão porque nos últimos tempos, o número de pessoas nos pede para partilhar alguns rolos nossos e depois simplesmente ignora o pedido, tem crescido de forma alarmante. Estamos a chegar a um patamar onde todas as semanas acontece uma situação destas.
Como disse anteriormente, somos bastante compreensivos e flexíveis, quem nos conhece e lida connosco sabe disso, e existem mais que provas suficientes da nossa boa vontade e generosidade, pelo que achamos que estas faltas de consideração deviam ser evitadas.

Nas últimas semanas temos estado concentrados a trabalhar na exposição e outras coisas do projecto, assim como projectos pessoais.
Com o intuito de financiar a exposição e o projecto, eu e o André vamos despachar em Janeiro todas as máquinas que temos e não usamos. Para quem quer médios formato de qualidade a preços justos ou mais baixos que o mercado deve estar atento, ou mesmo quem quer a oportunidade única de comprar uma Zeiss Ikon ZM, edição limitada de 2000 exemplares.
No âmbito de máquinas vamos também abrir um novo espaço na Galeria e vamos colocar uma máquina nossa a viajar pelo país para que todos tirem fotos com ela. :)

Como as coisas estão tremidas, para todos os que estão interessados em receber novidades, ou querem saber se vamos ter alguns rolos para partilhar, o melhor é mandarem-nos um mail para ficarem automaticamente inscritos na nossa newsletter.



No âmbito do espírito de Natal, os nossos homies da Analog Nights Shop, estão com uma campanha nos packs da Impossible Project!
Os packs estão todos a 18.50€ e os de filme tipo 100 expirado a 15€.


Além de se terem tornado representantes oficiais da Impossible Project, a Analog Nights começará a promover uma campanha de Polaroid for Rent. Para todos os que não possuem máquina e querem usufruir do formato, serão disponibilizadas máquinas na compra dos cartuchos Impossible. Fiquem atentos para saberem as datas!

Analog Nights.
Facebook da Analog Nights.
Facebook da Analog Nights Shop.


Boas festas a todos, com belas máquinas e rolos para serem gastos!