30/09/2011

EXPOSIÇÕES: COMO RECORDAR O QUE NUNCA ACONTECEU + LISBOA, CIDADE ABERTA ÀS AUTORAS E CRIADORAS!


Algo que nunca tenha acontecido não pertence nem à verdade nem à falsidade.

A memória regista apenas uma ínfima parte do que realmente aconteceu, e guarda inevitavelmente essa parte como verdade do todo.

Se se quer recordar algo que nunca tenha acontecido tem que se proceder à sua representação. Neste contexto, abordamos o projecto de Design como ficção.

Enquanto Designers de Comunicação, convidámos os artistas que “participaram”, há trinta anos atrás, na Lis’81 – a Bienal Internacional de Desenho de Lisboa, a projectarem para o não-acontecimento.

A Lis’81 prevista para acontecer na Galeria Nacional de Arte Moderna de Belém, acabou consumida pelas chamas, durante a fase de montagem, restando-nos o seu catálogo, como modo de a ficcionarmos.

Cada artista convidado tem como mote para a produção o como recordar o que nunca aconteceu e como palco de exposição um espaço cultural de Lisboa que actualmente, não exista, ou esteja devoluto/com outras funções.

Nós criamos a possibilidade de aceder a estes não-acontecimentos, através da produção de objectos de comunicação para um conjunto de exposições/apresentações ficcionadas.

A comunicação é aqui o único acontecimento.

sala - 0 -
De 29-09-11 a 27-11-11, das 10h às 23h.
Estreia 28-09-11, às 22h30m.
Louging Space EXD’11 - Antigo Tribunal da Boa Hora

Site.



Lisboa, cidade aberta às autoras e criadoras.

De 6 de Outubro a 26 de Outubro, na Biblioteca Dr. Orlando Ribeiro, Telheiras, Lisboa.

Inauguração da Exposição "Do UNO ao Plural" - dia 6 de Outubro às 18:00H

No dia 13 de Outubro às 18H no auditório poderemos ver Naturezas Morta de Susana de Sousa Dias na presença da realizadora. Trata-se de um poderoso documentário sobre a guerra colonial e o regime que a sustentou.

No dia 21 de Outubro às 18h - Tertúlia com a escritora Teolinda Gersão que nos falará sobre Os bastidores de A Cidade de Ulisses, e a Professora de literaturas e cultura africanas na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa Inocência Mata, com a comunicação Vozes da margem: outros femeninos na África de língua portuguesa.

No dia 26 às 18h - encerramento do Ciclo. Será o momento onde todas as artistas são convidadas a participar no debate sobre as trajectórias profissionais das mulheres ligadas ás artes. Moderação de Dolores Matos, actriz e encenadora do FIAR (Palmela).